Notifications
Clear all

Vídeo aula 4) A REVOLUÇÃO NA RÚSSIA


AlexandraLULALUTAEstatais.
(@alexandra-de-alvim-pinto)
Active Member
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 11
Topic starter  

Apesar de contrariar o prognóstico marxista, segundo o qual cada modo de produção engendra as condições de sua própria destruição, sendo portanto, as revoluções comunistas a construção de um outro modo de produção - uma síntese resultante das contradições geradas pelo imperialismo industrial monopolista (segundo Lênin "fase superior do capitalismo" - em seu último estágio de desenvolvimento) . ... enfim, apesar de contrariar os pressupostos do Materialismo Histórico Dialético ... há de se considerar a valentia do povo trabalhador russo e a estratégia do exército soviético, povo este que vencera a guerra revolucionária (e posteriormente salvará o mundo do fascismo na IIGM); e isto após perdas imensas em várias guerras consecutivas!

De fato, um recorte da história mundial da maior importância e necessária compreensão.

Obrigada, Rui Costa Pimenta.


Citar (Quote)
AlexandraLULALUTAEstatais.
(@alexandra-de-alvim-pinto)
Active Member
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 11
Topic starter  

EDITADO: ... contrariar o prognóstico segundo o qual uma revolução socialista viria a ocorrer, portanto, naquelas nações ou sociedades de maior desenvolvimento industrial... situação esta oposta às condições de vida na Rússia ainda czarista/absolutista em 1914 e com 80% de sua população ainda agrária ....

De modo que o prognóstico marxista continua valendo; bem como a história não acabou ... somos RESULTANTES e APRENDEMOS com ela.


ResponderCitar (Quote)
Compartilhar: