Maria II de Portugal

Maria II foi uma rainha de Portugal de 1834 a 1853, filha do imperador brasileiro e rei português Dom Pedro (I no Brasil, IV de Portugal). 

Nascida em 1819, no Rio de Janeiro, para onde a família real havia se mudado quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal em 1807, e onde seu pai, Pedro, permaneceu após o retorno do restante da família.

Quando Dom Pedro, já então imperador do Brasil, herdou de seu pai, Dom João VI, o Reino de Portugal, ele abdicou do trono português em favor de Maria em 1826, não sem antes criar uma Constituição liberal para o reino europeu, então conturbado por rebeliões e revoluções de caráter democráticos.

O plano era casar Maria com o irmão de Dom Pedro, tio de Maria, Miguel, que deveria aceitar sua Constituição liberal. No entanto, Miguel, partidário assim como sua mãe, Carlota Joaquina, do absolutismo, deu um golpe de Estado e declarou-se rei. Dom Pedro, então, em 1831, abandonou o trono brasileiro, deixando como herdeiro seu filho, o futuro Dom Pedro II, e partiu para Portugal onde liderou uma guerra civil contra as tropas miguelistas em nome de sua filha.

Ele tomou Porto e Lisboa em 1834, quando Miguel foi para o exílio. Pedro morreu em setembro de 1834, e Maria foi declarada maior de idade aos 14 anos, tornando-se uma jovem rainha. Ela se casou e ficou viúva quase imediatamente; com seu segundo marido, Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, ela teve 11 filhos.

Seu reinado foi marcado por uma polarização entre moderados e conservadores, que defendiam o princípio da monarquia constitucional estabelecido pela Constituição de Dom Pedro, e democratas e radiciais, que buscavam mais democrática ou uma república.

Em 1852, o oficial revolucionário moderado que apoiou a constituição de 1826, João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, o duque de Saldanha, à frente do movimento reformista conhecido como Regeneração, modificou a Constituição com Ato Adicional de 1852, democratizando o regime político.

Maria morreu no parto, deixando o trono para seu filho mais velho, Pedro V.

Queen_Maria_II_by_John_Simpson
Maria II | John Simpson, Museu Imperial
País de Nascimento

Brasil

Nascimento e Morte

4/4/1819 – 15/11/1953

Família

Neta de João VI, Filha de Pedro VI (I do Brasil), mãe de Pedro V

Resumo

Filha do imperador brasileiro e rei português Dom Pedro em torno da qual surgiu uma guerra civil em Portugal entre seu pai e seu tio, Dom Miguel, para o controle da coroa portuguesa