Partido Comunista da Alemanha

Partido Comunista da Alemanha ou PCA (alemão: Kommunistische Partei Deutschlands, KPD) foi um grande partido político na Alemanha criado em 1918.

O PCA surgiu a partir de um racha no Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) como consequência do voto do SPD a favor dos créditos de guerra em 1914 e o destino desastroso da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Os centristas sob Karl Kautsky formarão o Partido Social Democrata Independente e a esquerda sob Rosa Luxemburgo e Liebknecht formando a Liga Spartacus, que em dezembro de 1918 se tornou o Partido Comunista da Alemanha (PCA).

Após a Primeira Guerra Mundial, o partido tornou-se gradualmente cada vez mais comprometido com o leninismo e mais tarde com o stalinismo. Durante o período da República de Weimar, o PCA normalmente fazia entre 10 e 15% dos votos, estava representado no Reichstag e nos parlamentos estaduais. Sob a liderança de Ernst Thälmann, em 1925, o partido tornou-se firmemente stalinista e leal à liderança da União Soviética e, a partir de 1928, foi amplamente controlado e financiado pelo Comintern em Moscou. Sob a liderança de Thälmann, o partido dirigiu a maioria de seus ataques contra o Partido Social Democrata da Alemanha, que considerou seu principal adversário, classificando-o como “social fascistas”; o PCA considerou todos os outros partidos da República de Weimar como “fascistas”.

A ala paramilitar do partido era o Roter Frontkämpferbund (“Aliança dos Combatentes da Frente Vermelha”), que foi banido como extremista pelos sociais-democratas do governo em 1929. Em 1932, o PCA também fundou o Antifaschistische Aktion, conhecido como Antifa, que descreveu como uma “frente vermelha unida sob a liderança do único partido antifascista, o PCA”, e que atacou amplamente os “social fascistas” [social-democratas]. Banido na República de Weimar um dia depois de Adolf Hitler emergir triunfante nas eleições alemãs em 1933, o PCA manteve uma organização clandestina, mas foi praticamente extinto sob a ditadura nazista.

highres_30003601-copy
Sede do Partido Comunista Alemão
Fundado em:

1918

Localidade

Alemanha

Pessoas Chave

Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht, Ernst Thälmann

Resumo

O Partido Comunista não foi capaz de organizar os trabalhadores alemães para impedir a ascensão do nazismo