República de Salò

Durante a II Guerra Mundial (1939 – 1945) a Itália formou junto com a Alemanha e o Japão o chamado Eixo. Em 1943, através da ação da resistência anti-fascista, o regime de Mussolini é derrotado. As tropas aliadas ocupam a maioria do território italiano. A Alemanha também ocupa uma parte do território e por meio do Armistício de Cassibile, estabeleceu um governo fascista fantoche presidido por Benito Mussolini, que fora resgatado de um prisão aliada por uma força-tarefa alemã.

Formou-se a República Social, mais conhecida República de Salò (em italiano: Repubblica di Salò ) pois a sede do governo foi estabelecida na cidade de Salò, às margens do lago de Garda, em 23 de setembro de 1943.

Mussolini
República de Salò foi a última tentativa de Mussolini manter o poder na Itália; pouco depois, foi capturado e justiçado pelos partisans
Fundado em

1943

Tipo de Instituição

Governamental

Resumo

A República Social Italiana foi um país fantasia criado pela Alemanha Nazista no norte da Itália para abrigar Benito Mussolini, que havia fugido do resto do país, já controlado pelos Aliados na II Guerra Mundial.