República de Weimar

A República de Weimar (1918–1933), assim conhecida devido sua constituição ter sido aprovada em assembléia na cidade de mesmo nome, no estado da Turíngia, entre 6 de fevereiro e 11 de agosto de 1919, era denominação dada ao governo alemão durante os anos de 1919 e 1933, do fim da Primeira Guerra Mundial até a ascensão de Hitler ao poder.

No final da Primeira Guerra, o imperador Guilherme II abdicou do trono, logo após Maximilian, princípe de Bande e chanceler, ter renunciado a ambos os cargos quando do avanço da Revolução Alemã de 1918. O líder do Partido Social–Democrata, Friedrich Ebert, assumiu o poder quando ficou claro que apenas uma liderança de esquerda conseguiria conter o ímpeto da classe operária e da marinha sublevadas.

Tal tentativa de controlar a crise, contudo, fracassou diante das tentativas dos socialistas da Bavária que já haviam proclamado a república socialista da Alemanha, uma resposta a já vitoriosa revolução de outubro na Rússia.

Os comunistas foram duramente perseguidos pela direção do Partido Social-Democrata, que respondeu proclamando a República da Alemanha, e posteriormente concluindo um acordo com a França que colocaria fim à Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes.

Os conflitos internos no país continuaram, e a repressão contra os comunistas no pós-guerra aumentou. Os líderes Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram assassinados após a forte repressão aos levantes que houveram em 1918 e 1919.

Como um todo, a República de Weimar foi responsável por instaurar a chamada “democracia semi-presidencial”, pondo um fim à monarquia já muito enfraquecida. Contudo, o termo “Império Alemão” ainda foi utilizado oficialmente, sendo “República de Weimar” apenas uma designação informal.

O regime republicano instaurado após a queda do império submetia o chanceler (antes responsável perante o kaiser) ao Parlamento (ou Reichstag). O poder legislativo era constituído pelo parlamento federal do Reichstag e pelos parlamentos estaduais do Landtag.

República de Weimar
Parlamento alemão durante a República de Weimar
Fundado em

1918

Tipo de Instituição

Governamental

Resumo

A República de Weimar foi a I República Alemã, proclamada após a queda do imperador Guilherme II, ao término da II Guerra Mundial. Durou até a chegada de Hitler ao poder, que fundou o III Reich.