Stalingrado

Antiga Tsarytsin e atual Volgogrado, a cidade se encontra às margens do rio Volgo, na Rússia.

Um importante caso que ocorreu na cidade foi mais um caso de mediocridade vinda de Stalin, durante a Guerra Civil Russa. Stalin foi escolhido como comissário político na frente da cidade, durante a batalha de Tsaritsyn em 1920, na guerra civil. Lá, com Voroshilov e Boudienny, fez intrigas contra os especialistas militares que foram colocados no Exército Vermelho. 

Procuram controlar o exército na cidade e, apesar da superioridade numérica, começaram a perder a guerra civil contra o exército branco na região. Stálin é removido de seu posto por exigência de Trotski e Lênin. O comandante militar assumiu o comando e os bolcheviques derrubaram os contra revolucionários. Depois da vitória, Stálin volta à cidade e assina um documento sobre a vitória. Em 1925, após a burocracia tomar o poder, Stálin falsificou a história e diz que ele comandou a vitória, mudando o nome da cidade para Stalingrado.

A cidade também foi palco da maior e mais sangrenta batalha da segunda guerra mundial, Stalingrado foi o palco de um grande conflito entre a União Soviética e as forças alemãs. Foi o ponto de início da virada soviética contra o avanço alemão, a partir dessa batalha que os soviéticos iniciaram seu contra-ataque ao IIIº Reich.

As fontes oficiais do governo soviético afirmam que a vitória se deveu às grandes estratégias de Stalin, outras fontes afirmam que o extenso número de mortes e o intenso combate na frente de batalha se deveu pois a batalha tinha um simbolismo, já que o nome da cidade carregava o nome de Stalin e que a derrota provocaria uma desmoralização no exército soviético. 

Ao contrário das histórias contadas pelas fontes stalinistas, quem promoveu a derrota contra os alemães não foi Stalin. Foi a população soviética que pegou em armas e lutou contra os nazistas. Não foi devido às estratégias do burocrata medíocre ou dos militares soviéticos. Como em várias outras frentes de batalha na URSS, foi o povo quem promoveu a vitória soviética.

A fonte Barmaley, um dos símbolos de Stalingrado, logo após a batalha.
A fonte Barmaley, um dos símbolos de Stalingrado, logo após a batalha.
Localizado em

Rússia

Resumo

Cidade foi palco da famosa batalha de Stalingrado e também de uma quase derrota promovida por Stalin, que posteriormente mentiu e mudou o nome da cidade